logo

REGULAMENTO

BC aprimora mecanismo do Pix para devolução de recursos em caso de fraude

Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude


Por Vitória Queiroz, da CNN

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

O BC (Banco Central) alterou o regulamento do Pix para aprimorar o mecanismo de segurança que permite a devolução dos recursos para as vítimas de fraudes, golpes ou coerção. A ferramenta é chamada de MED (Mecanismo Especial de Devolução).

 

Com a mudança, o mecanismo vai identificar os possíveis caminhos dos recursos. ​Essa identificação vai ser compartilhada com os participantes envolvidos nas transações e permitirá a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação.

 

Atualmente, a devolução dos recursos é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude. No entanto, a estratégia atual enfrenta problemas, uma vez que os fraudadores, normalmente, conseguem retirar rapidamente os recursos dessa conta e transferi-los para outras contas.

 

Dessa forma, quando o cliente registra a fraude, é comum que a conta fraudulenta já não possua fundos para viabilizar a devolução, dificultando a recuperação dos recursos.

 

A partir da medida, o BC espera aumentar a identificação de contas usadas para fraudes e a devolução de recursos, desincentivando fraudes. Segundo a autoridade monetária, o compartilhamento dessas informações impedirá o uso dessas contas para novos golpes.

 

A atualização estará disponível a partir de 23 de novembro, passando a ser obrigatória em 2 de fevereiro de 2026.

 

Autoatendimento

A resolução do BC também determina que todos os agentes participantes do MED disponibilizem, a partir de 1° de outubro, uma funcionalidade para que uma transação possa ser facilmente contestada - sem a necessidade de interação humana - em seus respectivos aplicativos.

 

"O autoatendimento do MED dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima", diz a autoridade monetária em nota.

 

>>> Leia também: Alunos criam “ONG” fictícia, arrecadam recursos e ajudam entidades sociais; faça sua doação


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.